Em grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos "não em ordem ao sacerdócio mas ao ministério". Pois que, fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da liturgia, da palavra e da caridade. É próprio do diácono, segundo for cometido pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimónio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. Consagrados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de S. Policarpo: "misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos".

[…] O diaconado poderá ser […] restaurado como grau próprio e permanente da hierarquia.

II Concílio do Vaticano, Lumen Gentium, n. 29

Calendário da Formação Permanente 2023/2024

Particularmente relevante para o ministério do diácono permanente é a formação permanente, na qual se prolonga a formação inicial do ordenado. O Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanentes dedica um capítulo ao tema (n. 63-82), de onde se extraem os seguintes passos:

- «[…] "Para o que recebe o diaconado há uma obrigação de formação doutrinal permanente, que aperfeiçoa e atualiza cada vez mais a exigência de antes da ordenação", de maneira que a vocação "ao" diaconado tenha continuidade e se exprima sempre de novo como vocação "no" diaconado, através da renovação periódica do "sim, quero", pronunciado no dia da ordenação» (n. 63).

- «A formação permanente é verdadeiramente uma exigência, que se põe em continuidade com a formação inicial, com a qual partilha as razões de finalidade e de significado e, com relação à qual possui uma função de integração, de manutenção e de aprofundamento» (n. 67).

- «A formação permanente deve compreender e harmonizar todas as dimensões da vida e do ministério do diácono. Por conseguinte, como para os presbíteros, deve ser completa, sistemática e personalizada, nas suas diversas dimensões: humana, espiritual intelectual, pastoral» (n. 68).

- «É necessário programar iniciativas convenientes (jornadas de estudo, cursos de atualização, frequência de cursos ou seminários em instituições académicas) para aprofundar a doutrina da fé» (n. 72).

- «Os diáconos devem valorizar todas as iniciativas que as Conferências Episcopais ou as dioceses habitualmente promovem em ordem à formação permanente do clero: retiros espirituais, conferências, jornadas de estudo, congressos, cursos de aperfeiçoamento teológico-pastoral. Devem também ter o cuidado de não faltar às iniciativas que mais marcadamente dizem respeito ao seu ministério de evangelização, litúrgico e de caridade» (n. 82).

Para além das iniciativas de formação a nível local, diocesano ou nacional, pensadas especificamente ou não para o diaconado permanente, os diáconos permanentes da Diocese do Porto devem participar num dos turnos de retiro e nos encontros mensais de formação permanente, segundo o calendário que a seguir se divulga:

Data Local Horário Atividade(s)
3 de outubro CCC 21h00-23h00 - A fé dos jovens: Ressonâncias e desafios da Jornada Mundial da Juventude
- Eleição dos representantes ao Conselho Pastoral Diocesano
- Oração de Completas
7 de novembro Videoconferência 21h00-23h00 Raízes e matizes da alegria cristã: Uma abordagem bíblia
- [Formação específica]
- Oração de Completas
3 de dezembro Catedral 16h00 Instituição de Leitores*
5 de dezembro Videoconferência 21h00-23h00 «Itinerário da Iniciação à vida cristã das crianças e adolescentes com as famílias»: Uma oportunidade
- [Formação específica]
- Oração de Completas
8 de dezembro Catedral 16h00 Ordenação de Diáconos*
9 de janeiro Videoconferência 21h00-23h00 Ministérios numa Igreja sinodal
- [Formação específica]
- Oração de Completas
6 de fevereiro Videoconferência 21h00-23h00 - Escutar, o Verbo do cuidar
- [Formação específica]
- Oração de Completas
5 de março CCC 21h00-23h00 - Preparação da Assembleia de Diáconos Permanentes
- Oração de Completas
17 de abril Casa Diocesana de Vilar 19h00-23h00 Assembleia de Diáconos Permanentes
Inscrições (até 5 de abril)
25 de abril Fátima

 

Jornada Nacional de Diáconos
7 de maio Videoconferência 21h00-23h00 A cultura do cuidado nas organizações do sector social
- [Formação específica]
- Oração de Completas
4 de junho Videoconferência 21h00-23h00 Comunicação social, mundo digital e evangelização
- [Formação específica]
- Oração de Completas

* Celebração na Catedral no âmbito do percurso para o Diaconado Permanente, na qual os Diáconos são convidados a participar.