Em grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos "não em ordem ao sacerdócio mas ao ministério". Pois que, fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da liturgia, da palavra e da caridade. É próprio do diácono, segundo for cometido pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimónio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. Consagrados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de S. Policarpo: "misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos".

[…] O diaconado poderá ser […] restaurado como grau próprio e permanente da hierarquia.

II Concílio do Vaticano, Lumen Gentium, n. 29

Calendário de Retiros 2023/2024

Retiros de fim de semana para diáconos permanentes e esposas
De sábado às 9 horas até domingo ao fim do almoço

«[Os sacerdotes e diáconos] igualmente têm a obrigação de participar nos exercícios espirituais, segundo as prescrições do direito particular» (Código de Direito Canónico, cân. 276, §2, 4).

«A oração, diálogo pessoal com Deus, concederá a luz e a força necessárias para que possam seguir Cristo e servir os irmãos nas diversas vicissitudes. Baseados nesta certeza, procurem deixar-se modelar pelas diferentes formas de oração: a celebração da Liturgia das Horas, segundo as modalidades estabelecidas pela Conferência Episcopal, caracteriza toda a vida de oração; enquanto ministros, intercedam por toda a Igreja. Tal oração prossegue na "lectio divina", na participação nos retiros espirituais segundo as disposições do direito particular» (Diretório do Ministério e da Vida dos Diáconos Permanente, n. 56).

«O ordenado integra-se numa verdadeira Comunidade Diaconal, em cujo seio, e através da participação em reuniões, retiros e cursos, deverá continuar o processo de crescimento na fé e de formação permanente» (O Diaconado Permanente na Igreja em Portugal, 7.2, n. 6).

Encontram-se agendado para 2023/2024 dois turnos de retiro de fim de semana para diáconos permanentes e esposas, a iniciar ao sábado, às 9 horas e a terminar ao domingo com o almoço: Os retiros contam com o apoio da Irmandade dos Clérigos.

As inscrições fazem-se no prazo indicado para cada data de retiro, de modo a tornar possível o fornecimento atempado do número de inscritos às casas onde os retiros se realizam.

Os diáconos permanentes, neste caso sem as esposas, podem também participar nos Retiros do clero agendados pela Diocese do Porto.