Em grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos "não em ordem ao sacerdócio mas ao ministério". Pois que, fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da liturgia, da palavra e da caridade. É próprio do diácono, segundo for cometido pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimónio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. Consagrados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de S. Policarpo: "misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos".

[…] O diaconado poderá ser […] restaurado como grau próprio e permanente da hierarquia.

II Concílio do Vaticano, Lumen Gentium, n. 29

4 de julho de 2020
Decorreu por meios telemáticos o convívio geral do diaconado permanente com a presença de diáconos, candidatos e aspirantes e respetivas famílias. A ele presidiu D. Manuel Linda, bispo do Porto. Neste encontro foram partilhadas as conclusões dos trabalhos de grupo de preparação da Assembleia Diocesana de Diáconos prevista para março passado e suspensa devida à pandemia. Mais informações.

2 de junho de 2020
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 2 de junho. À sessão do ciclo O Sacramento do Batismo, constituída pela conferência proferida por João da Silva Peixoto sobre O Batismo: Perspetivas teológicas e pastorais, juntou-se a partilha de algumas informações e a oração de Completas.

5 de maio de 2020
Atendendo à atual crise pandémica, decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 5 de maio. À sessão do ciclo O Sacramento do Batismo, constituída pela conferência proferida por Alexandre Freire Duarte sobre O Batismo: Perspetivas de espiritualidade, juntou-se, ao nível da formação específica, a leitura de Um plano para ressuscitar, uma meditação escrita pelo papa Francisco para revista espanhola Vida Nueva no contexto da presente situação pandémica. A sessão encerrou com a oração de Completas.

5 de maio de 2020
O vídeo do papa produzido pela Rede Mundial de Oração deste mês de maio versa sobre o diaconado.

11 de abril de 2020
Santa Páscoa.

17 de março de 2020
Atendendo à situação de saúde pública que Portugal se encontra a viver, a Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes, agendada para 31 de março de 2020, encontra-se suspensa.

3 de maço de 2020
O diáconos permanentes da Diocese do Porto reuniram-se no Centro de Cultura Católica, a 3 de março de 2020, em sessão de formação permanente, para prepararem a Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes, agendada para 31 de março de 2020. A referida Assembleia, por indicação de D. Manuel Linda, bispo do Porto, é dedicada ao tema A Iniciação cristã na missão do diácono permanente: Realidade e desafios.

4 de fevereiro de 2020
Decorreu no Centro de Cultura Católica do Porto a quinta sessão de Formação Permanente de 2019/2020. À sessão do ciclo Viagem ao Fundamental da Fé I, dedicada apóstolos Pedro e Paulo, juntou-se, ao nível da formação específica, uma reflexão sobre o único Batismo na comunidade cristã. Foram ainda partilhadas algumas informações alusivas ao diaconado. A sessão encerrou com a oração de Completas.

20 de janeiro de 2020
As Jornadas de Teologia 2020, que decorrem de 3 a 6 de fevereiro de 2020, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica, organizadas pela Faculdade de Teologia, são uma boa oportunidade de formação permanente para os diáconos permanentes. Em sintonia com a Diocese do Porto, versam sobre A Iniciação Cristã em Tempos de Secularização. Contam com o apoio da Irmandade dos Clérigos.


7 de janeiro de 2020
Decorreu no Centro de Cultura Católica do Porto a quarta sessão de Formação Permanente de 2019/2020. À sessão do ciclo Viagem ao Fundamental da Fé I, que contou com a presença do Prof. Abel Canavarro, juntou-se, ao nível da formação específica, uma reflexão sobre o Batismo de João e o Batismo Cristão. Foram ainda partilhadas algumas informações alusivas ao diaconado, nomeadamente as referentes ao retiro agendado para 29 de fevereiro e 1 de março. A sessão encerrou com a oração de Completas.

21 de dezembro de 2019
Santo Natal.

8 de dezembro de 2019
D. Manuel Linda, Bispo do Porto, ordenou na sé do Porto, a 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, um diácono permanente: Jorge Francisco Soares Pereira (Nogueira, Lousada).

3 de dezembro de 2019
Decorreu no Centro de Cultura Católica do Porto a terceira sessão de Formação Permanente de 2019/2020. À sessão do ciclo Viagem ao Fundamental da Fé I, que contou com a presenta do Prof. José Pedro Angélico, juntou-se, ao nível da formação específica, uma reflexão sobre o sacramento do Batismo. Foram ainda partilhadas algumas informações alusivas ao diaconado, nomeadamente as referentes à ordenação diaconal do próximo dia 8 de dezembro e ao grupo que iniciou este ano pastoral o tempo propedêutico de formação para o diaconado permanente. A sessão encerrou com a oração de Completas.

24 de novembro de 2019
D. Manuel Linda, Bispo do Porto, instituiu neste domingo, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei e Senhor do Universo, na Sé do Porto, dois acólitos, no âmbito do percurso para o diaconado permanente: Joaquim António Pinheiro (Madalena, Amarante); Rui Manuel Cunha Campos (Santíssimo Sacramento, Porto). Na mesma celebração foram instituídos outros leitores e acólitos em ordem ao presbiterado. Mais informação no jornal diocesano Voz Portucalense.

24 de novembro de 2019
A Comissão Episcopal Vocações e Ministérios informou hoje que «a Jornada Nacional dos Diáconos Permanentes, anteriormente agendada para o dia 30 de novembro deste ano, não se realizará, ficando adiada para daqui a um ano em data a confirmar».

5 de novembro de 2019
Decorreu no Centro de Cultura Católica do Porto a segunda sessão de Formação Permanente de 2019/2020. À sessão do ciclo Viagem ao Fundamental da Fé I, que contou com a presença do Prof. Alexandre Duarte, juntou-se, ao nível da formação específica, uma reflexão sobre a iniciação cristãForam ainda partilhadas algumas informações alusivas ao diaconado permanente portucalense. A sessão encerrou com a oração de Completas.

23 de outubro de 2019

1 de outubro de 2019
Decorreu no Centro de Cultura Católica do Porto a primeira sessão de Formação Permanente de 2019/2020. À sessão do ciclo Viagem ao Fundamental da Fé I, que contou com a presença do P. Domingos Areais, juntou-se, ao nível da formação específica, a partilha da reflexão produzida no âmbito do Congresso realizado em Itália em fim de julho e início de agosto subordinado ao tema Diaconado - Periferias - Missão: Diáconos, guardiães do serviço, dispensadores da caridade. Foram ainda dadas algumas informações relativas às atividades em 2019/2020. A sessão encerrou com a oração de Completas.

4 de setembro de 2019
Foram divulgados os calendários para 2019/2020 da Formação Permanente, da Formação de Candidatos ao Diaconado Permanente e da Formação de Aspirantes em Tempo Propedêutico.