Em grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos "não em ordem ao sacerdócio mas ao ministério". Pois que, fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da liturgia, da palavra e da caridade. É próprio do diácono, segundo for cometido pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimónio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. Consagrados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de S. Policarpo: "misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos".

[…] O diaconado poderá ser […] restaurado como grau próprio e permanente da hierarquia.

II Concílio do Vaticano, Lumen Gentium, n. 29

10 de julho de 2021
Faleceu a 10 de julho de 2021 o Diác. Alberto Abel Melo Carneiro. A celebração das exéquias ocorre a 12 de julho na Paróquia de Lavra, Matosinhos, presidida por D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto. Natural de Massarelos, Porto, onde nasceu a 1 de abril de 1945, foi ordenado diácono a 26 de abril de 1992, na Catedral do Porto. Exerceu o ministério diaconal nas seguintes paróquias: Paróquia do Carvalhido, Porto (1993-2007); Paróquias de Alvarelhos, S. Mamede e S. Romão do Coronado, Covelas, Guidões e Muro, Trofa (2007-2014); Paróquia de Lavra (2007-2021) e Paróquia de Perafita (2009-2021), Matosinhos.

9 de julho de 2021
Foi publicado em junho de 2021 o documento da Conferência Episcopal Portuguesa O Diaconado Permanente na Igreja em Portugal, aprovado na Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa de abril de 2021. Assinala os 40 anos da autorização da Santa Sé para a restauração do diaconado em Portugal e pretende, nas palavras de apresentação de D. António Augusto Azevedo, «contribuir para uma maior sensibilização do Povo de Deus, a começar pelos presbíteros, relativamente ao lugar e à especificidade deste ministério na vida da Igreja» e ser instrumento «para apoiar o relançamento do diaconado permanente em algumas dioceses e para ajudar à reflexão e formação noutras».

24 de junho de 2021
A 19 de junho, o Papa Francisco encontrou-se com os diáconos de Roma e com as suas famílias. O discurso pronunciado nessa ocasião pode ser servir de inspiração para a vida e a missão pastoral dos diáconos permanentes, assim como para a compreensão deste ministério noutros espaços eclesiais, também na Igreja do Porto. Aqui deixamos o referido discurso em tradução portuguesa, juntamente com o vídeo do encontro: Discurso do Papa Francisco e vídeo do encontro.

8 de junho de 2021
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 8 de junho. Integrou a sessão do ciclo Todos família, todos irmãos, constituída pela conferência proferida por Jorge Nunes, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude, subordinada ao tema Os jovens, sujeitos da ação pastoral da Igreja. Tendo em conta que, no termo da conferência e do diálogo por ela proporcionado, a hora já ia adiantada, após uma informação relativa ao cancelamento do convívio geral de julho e algumas observações sobre a formação permanente do próximo ano, a sessão concluiu-se com a oração de Completas.

11 de maio de 2021
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 11 de maio. Integrou a sessão do ciclo Todos família, todos irmãos, constituída pela conferência proferida por Jorge Teixeira da Cunha, professor de Teologia moral da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, subordinada ao tema Viventes na casa comum. Tendo em conta que, no termo da conferência e do diálogo por ela proporcionado, a hora já ia adiantada, após uma breve troca de palavras informais, a sessão concluiu-se com a oração de Completas.

20 de abril de 2021
Decorreu na noite de 20 de abril, por meios telemáticos, a Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes, presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto, e subordinada ao tema O diácono permanente, ministro do serviço e da proximidade. Remete-se para uma síntese dos trabalhos da referida Assembleia.
3 de abril de 2021
Santa Páscoa...

2 de março de 2021
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 2 de março. À sessão do ciclo Todos família, todos irmãos, constituída pela conferência proferida pelo P. Tony Neves, missionário espiritano, subordinada ao título Todos irmãos mesmo? Uma leitura da "Fratelli tutti" (ver texto), juntaram-se a reflexão sobre a continuação da reflexão de um texto de Alphonse Borras, sob o título O diaconado entre teoria e práxis e a oração de Completas.

9 de fevereiro de 2021
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 9 de fevereiro. Tendo em conta que os diáconos permanentes já tinham reunido a 4 de fevereiro para trabalho específico, a formação constou apenas da conferência proferida pelo P. José Nuno Ferreira da Silva sobre A urgência de uma pastoral da fragilidade e do cuidado, no âmbito do ciclo Todos família, todos irmãos.

4 de fevereiro de 2021
Os diáconos permanentes da diocese do Porto reuniram na noite de 4 de fevereiro por meios telemáticos para corresponderem ao pedido de auscultação que lhes foi feito pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios sobre o texto provisório de um documento sobre o diaconado permanente que a Conferência Episcopal Portuguesa tem em elaboração. O trabalho foi realizado por grupos.

20 de janeiro de 2021
As Jornadas de Teologia 2021, que decorrem de 1 a 4 de fevereiro de 2021 por meios telemáticos, organizadas pela Faculdade de Teologia a partir do Porto, são uma boa oportunidade de formação permanente para os diáconos permanentes. Em sintonia com a Diocese do Porto, versam sobre o tema: "Um só Corpo, um só Batismo". A diversidade dos carismas e a construção da comunhão. Contam com o apoio da Irmandade dos Clérigos.

5 de janeiro de 2021
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 5 de janeiro. À sessão do ciclo Todos família, todos irmãos, constituída pela conferência proferida por Emanuel Brandão de Sousa sobre A família como Igreja doméstica, juntaram-se a reflexão sobre a primeira parte de um texto de Alphonse Borras, sob o título O diaconado entre teoria e práxis e a oração de Completas. 

21 de dezembro de 2020
Santo Natal...

16 de dezembro de 2020
Novos diáconos permanentes ao serviço da diocese do Porto: notícia da ordenação e nomeação.

15 de dezembro de 2020
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 15 de dezembro. À sessão do ciclo Todos família, todos irmãos, constituída pela conferência proferida por Marcos Faria sobre A vocação e missão dos leigos, juntaram-se o acolhimento aos dois diáconos recém-ordenados, algumas informações, a reflexão sobre a segunda parte de um texto de Luca Bressan, sob o título O diaconado: Questões em aberto e a oração de Completas. 

8 de dezembro de 2020
A 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, às 10 horas, na Igreja de São Lourenço, no Porto, em celebração presidida por D. Manuel Linda, foram ordenados dois diáconos permanentes para o serviço da Igreja do Porto: Joaquim António Pinheiro (Paróquia da Madalena, Amarante) e Rui Manuel Cunha Campos (Paróquia do Santíssimo Sacramento, Porto). Aqui ficam a homilia de D. Manuel Linda, a notícia da celebração do jornal diocesano Voz Portucalense e a transmissão da mesma no Facebook e no YouTube da Diocese do Porto.

3 de novembro de 2020
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 3 de novembro. À sessão do ciclo Todos família, todos irmãos, constituída pela conferência proferida por Alexandre Freire Duarte sobre Sacerdócio batismal e vocação à santidade, juntaram-se a reflexão sobre a primeira de um texto de Luca Bressan, sob o título O diaconado: Questões em aberto e a oração de Completas.

6 de outubro de 2020
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 6 de outubro. À sessão do ciclo Todos família, todos irmãos, constituída pela conferência proferida por Maria do Rosário Soveral sobre A vida batismal: filiação divina e fraternidade humana, juntaram-se uma breve apresentação da encíclica Fratelli tutti (cf. L'Osservatore romano) e a oração de Completas.

4 de setembro de 2020
Foram divulgados os calendários para 2020/2021 da Formação Permanente, da Formação de Candidatos ao Diaconado Permanente e da Formação de Aspirantes em Tempo Propedêutico.