Em grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos "não em ordem ao sacerdócio mas ao ministério". Pois que, fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da liturgia, da palavra e da caridade. É próprio do diácono, segundo for cometido pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimónio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. Consagrados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de S. Policarpo: "misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos".

[…] O diaconado poderá ser […] restaurado como grau próprio e permanente da hierarquia.

II Concílio do Vaticano, Lumen Gentium, n. 29

1 de julho de 2023
Realizou-se a 1 de julho de 2023, nas instalações do Centro de Cultura Católica, o último encontro da formação para o diaconado permanente de 2022/2023, com a presença dos aspirantes e candidatos, bem como das respetivas famílias. Foi dedicado ao tema genérico Ser diácono permanente na Igreja do Porto. Depois de uma breve palavra de abertura do P. Adélio Abreu, delegado episcopal para o diaconado permanente, o encontro contou com o testemunho e a reflexão dos diáconos António Abreu, João Fonseca e António Avelino Luís, que refletiram sobre o diaconado permanente em contexto paroquial. Após o diáno entre todos os presentes, o encontro concluiu-se com a oração de Vésperas.

22 de junho de 2023
Vai realizar-se a 30 de junho, às 21.30 horas, no Salão Paroquial de Leça do Balio, uma mesa-redonda sobre o diaconado permanente, com a participação do Diác. António Avelino Luís, numa organização da Equipa Vicarial das Vocações e Missões de Matosinhos.

6 de junho de 2023
Decorreu a 6 de junho, por meios telemáticos, a sétima e última sessão de Formação Permanente do presente ano pastoral. Constou primeiramente da conferência Famílias acolhedoras de famílias, orientada pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, no âmbito do Ciclo Abraça o presente: Juntos por um caminho novo, organizado pelo CCC e pelo diaconado permanente. Intervieram o P. José Augusto Oliveira, pároco de Nogueira e Silva Escura, na Maia, e o casal Maria Alexandra Melo e José Eduardo Alves, coordenadores nacionais do Movimento Encontro Matrimonial para o triénio 2023-2026. Seguiu-se um tempo de formação específica apenas para os diáconos, em que se refletiu sobre a nota pastoral de D. Manuel Linda Ministérios instituídos na Igreja do Porto.


22 de maio de 2023
Faleceu o Diác. Adalberto David de Oliveira Vieira, nascido a 18 de outubro de 1940 e ordenado a 8 de dezembro de 2011 na Sé do Porto. Servia a paróquia de Gondomar (São Cosme) e era colaborador do Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde. As exéquias celebram-se no dia 24 de maio, às 10h, na Igreja Matriz de Gondomar (São Cosme), presididas por D. Vitorino Soares.

2 de maio de 2023
Decorreu a 2 de maio, por meios telemáticos, a sexta sessão de Formação Permanente do presente ano pastoral. Constou primeiramente da conferência O discernimento em contexto de sinodalidade, proferida por Alexandre Freire Duarte, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Centro de Cultura Católica, no âmbito do Ciclo Abraça o presente: Juntos por um caminho novo, organizado pelo CCC e pelo diaconado permanente. Seguiu-se um tempo de formação específica apenas para os diáconos, em que alguns diáconos partilharam elementos da sua participação na Jornada Nacional do Diaconado Permanente, ocorrida a 25 de abril, em Fátima. A sessão concluiu-se com a oração de Completas.

11 de abril de 2023
Jornada Nacional do Diaconado Permanente
25 de abril de 2023, Centro Pastoral Paulo VI, Fátima
Tema: A família no ministério do diácono permanente
Inscrições até 18 de abril através do formulário disponível no calendário da formação permanente.

9 de abril de 2023
Santa Páscoa

2 de abril de 2023
Realizou-se a 28 de março, na Casa Diocesana de Vilar, a Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes da Diocese do Porto, presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda. Foi subordinada ao tema O diaconado permanente na conversão pastoral da paróquia. Dela se dá conta num texto síntese do Diác. Francisco Bártolo, [entretanto, também publicado no semanário diocesano Voz Portucalense]. A seu tempo, será publicado na revista diocesana Igreja Portucalense, um texto com maior detalhe, que também se disponibilizará nesta página web, juntamente com os demais textos da Assembleia [estes textos, entretanto, já foram disponibilizados].


12 de março de 2023
Decorreu a 12 de março, na Casa Diocesana de Vilar, o retiro dos aspirantes e candidatos em formação para o diaconado permanente, juntamente com as esposas, orientado pelo Diác. Helder Pacheco Pereira. No presente ano, encontram-se em formação cinco aspirantes e seis candidatos da diocese do Porto, a que se junta um candidato da diocese de Lamego.



7 de março de 2023
Os diáconos permanentes da diocese do Porto reuniram-se a 7 de março, às 21 horas, nas instalações do Centro de Cultura Católica, para prepararem a Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes agendada para 28 de março, às 19 horas, na Casa Diocesana de Vilar, presidida por D. Manuel Linda, bispo do Porto, e subordinada ao tema O diaconado permanente a conversão pastoral da paróquia. Depois de um momento inicial de enquadramento, os diáconos presentes reuniram-se em grupos, tendo por base os recursos disponibilizados previamente, com a convocatória da Assembleia, e uma grelha de perguntas entregue no início da reunião preparatória, entretanto disponibilizada em área reservada juntamente com os referidos recursos. A Assembleia Diocesana constará da celebração da Eucaristia, de jantar e do encontro. Neste serão partilhados alguns testemunhos sobre o tema, bem como as conclusões dos trabalhos de grupo, a que se juntarão o diálogo entre os presentes e a palavra do bispo diocesano. O boletim de inscrição na Assembleia está disponível no calendário da formação permanente.

26 de fevereiro de 2023
Decorreu no fim de semana de 25 e 26 de fevereiro, no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses, o 2º turno de retiro de diáconos permanentes e esposas do presente ano pastoral. O retiro começou ao início da manhã de sábado e concluiu-se com o almoço de domingo. Foi orientado pelo Diác. André Morais, carmelita descalço. No testemunho de um dos diáconos presentes, foi «um tempo de reorganização espiritual e pastoral, à luz da Arca da Aliança». Por concessão do orientador disponibilizam-se em área reservada os textos das meditações.

25 de fevereiro de 2023
A 28 de março, das 19 às 23 horas, realiza-se a Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes, convocada e presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto, subordinada ao tema O diaconado permanente a conversão pastoral da paróquia. As inscrições dos diáconos permanentes, para efeito de reserva de espaço e de refeição, fazem-se preenchendo o boletim de inscrição, disponível no calendário da formação permanente.
A 7 de março, às 21 horas, realiza-se presencialmente nas instalações do Centro de Cultura Católica uma sessão da preparação da Assembleia. Estão disponíveis em área reservada os recursos em ordem a essa preparação.

7 de fevereiro de 2023
Decorreu a 7 de fevereiro por meios telemáticos, a quinta sessão de Formação Permanente do presente ano pastoral. Constou primeiramente da conferência Escutar e acompanhar na fragilidade, proferida pelo Doutor Eduardo Carqueja, psicólogo clínico, doutor em bioética e diretor do Serviço de Psicologia do Hospital de São João, no âmbito do Ciclo Abraça o presente: Juntos por um caminho novo, organizado pelo CCC e pelo diaconado permanente. Uniu-se também à organização desta sessão o Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, no contexto do Dia Mundial do Doente. Não se realizou o tempo de formação específica apenas para os diáconos, em virtude da hora adiantada a que acabou o diálogo subsequente à conferência. A sessão concluiu-se com a oração de Completas.

20 de janeiro de 2023
Jornadas de Teologia 2023 (6 a 9 de fevereiro)

3 de janeiro de 2023
Decorreu a 3 de janeiro, por meios telemáticos, a quarta sessão de Formação Permanente do presente ano pastoral. Constou primeiramente da conferência As instâncias eclesiais de corresponsabilidade pastoral, proferida pelo P. Emanuel Brandão, pároco de Matosinhos, professor no CCC e secretário do Conselho Pastoral Diocesano, no âmbito do Ciclo Abraça o presente: Juntos por um caminho novo, organizado pelo CCC e pelo diaconado permanente. Seguiu-se um tempo de formação específica apenas para os diáconos, em que foram apresentados a metodologia e o texto elaborado pela equipa representativa dos diáconos, no âmbito da consulta de preparação da etapa continental do Sínodo 2023(24). A sessão concluiu-se com a oração de Completas.

31 de dezembro de 2022
Foi hoje submetida na plataforma disponibilizada pela Comissão Sinodal do Porto a resposta às perguntas da consulta desencadeada pela mesma Comissão a 7 de dezembro, no âmbito da preparação da etapa continental do Sínodo 2023(24). Atendendo à dificuldade de reunir os diáconos permanentes em tempo útil, dado que o prazo de submissão terminava no fim de dezembro, a redação da resposta foi confiada à mesma equipa que os diáconos portucalenses elegeram na Assembleia diocesana de março passado, para redigirem as respostas da etapa diocesana. Integraram a equipa os diáconos Arnaldo Azevedo, António Avelino Luís, Fernando Oliveira, António Abreu e Francisco Bártolo. No seguimento da submissão de hoje, a plataforma emitiu recibo de receção com o texto submetido, que se disponibiliza, em área reservada, para conhecimento de todos os diáconos permanentes portucalenses.

22 de dezembro de 2022
Santo Natal...

6 de dezembro de 2022
Decorreu a 6 de dezembro, por meios telemáticos, a terceira sessão de Formação Permanente do presente ano pastoral. Constou primeiramente da conferência A hospitalidade e a prática do acolhimento pastoral, proferida pelo P. Manuel Mendes, pároco de Esmoriz, no âmbito do Ciclo Abraça o presente: Juntos por um caminho novo, organizado pelo CCC e pelo diaconado permanente. Seguiu-se um tempo de formação específica apenas para os diáconos, em que foram transmitidas algumas informações e se refletiu sobre um texto sobre A oração do diácono. A sessão concluiu-se com a oração de Completas.

4 de dezembro de 2022
Decorreu no fim de semana de 3 e 4 de dezembro, no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses, o 1º turno de retiro de diáconos permanentes e esposas do presente ano pastoral. O retiro começou ao início da manhã de sábado e concluiu-se com o almoço de domingo. Foi orientado pelo P. Agostinho Leal, carmelita descalço.

27 de novembro de 2022
A 27 de novembro, I domingo do Advento, na Sé do Porto, D. Manuel Linda, bispo do Porto, instituiu no ministério de acólito cinco candidatos ao diaconado permanente da Diocese do Porto: António Agostinho da Costa Teixeira (Paróquia de Folgosa, Maia), Carlos Avelino da Silva Lima (Paróquia de Rio Tinto, Gondomar), Domingos Manuel Neves Moutinho (Paróquia de Folgosa, Maia), Miguel António Fontes da Silva (Paróquia de Sanguedo, Santa Maria da Feira) e Sérgio Fernando da Silva Pinto (Paróquia de Folgosa, Maia). Na mesma celebração, instituiu também um leitor e dois acólitos, seminaristas do Seminário Maior do Porto. Veja-se a notícia da celebração do jornal Voz Portucalense.


13 de novembro de 2022
Decorreu a 13 de novembro, na Casa Diocesana de Vilar, o retiro dos candidatos em formação para o diaconado permanente, orientado pelo Diác. Agostinho Nogueira Pereira. O retiro serviu também de preparação para a instituição de alguns dos candidatos no ministério de Acólitos, na Sé do Porto, a 27 de novembro.



8 de novembro de 2022
Decorreu a 8 de novembro, por meios telemáticos, a segunda sessão de Formação Permanente do presente ano pastoral. Constou da primeiramente da conferência A sinodalidade: Desafios a partir da escuta sinodal da Igreja do Porto, proferida pelo Cón. Joaquim Santos, da Comissão Sinodal do Porto, no âmbito do Ciclo Abraça o presente: Juntos por um caminho novo, organizado pelo CCC e pelo diaconado permanente. Seguiu-se um tempo de formação específica apenas para os diáconos, em que foram transmitidas algumas informações e se refletiu sobre um texto testemunhal do encontro realizado em Frascati, nas proximidades de Roma, para sintetizar os relatórios sinodais proveniente de todo o mundo. Desse encontro saiu o documento preparatório da fase continental do Sínodo sobre a sinodalidade, sob o título Alarga o espaço da tua tenda. A sessão concluiu-se com a oração de Completas.

15 de outubro de 2022
Realizou-se a 15 de outubro a Sessão solene de início do ano letivo 2022/2023 do Centro de Cultura Católica do Porto, presidida por D. Manuel Linda, bispo do Porto. Na sessão foram entregues os diplomas e certificados aos alunos que concluíram os seus cursos em 2021/2022. Entre eles, concluíram o Curso Básico de Teologia alguns candidatos ao diaconado permanente. A formação teológica para o diaconado permanente obtém-se pela conclusão do Curso Básico de Teologia ou da Licenciatura em Teologia ou em Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. A formação teológica integra-se no conjunto do percurso formativo que a diocese do Porto tem organizado, de acordo com as indicações do magistério da Igreja.

11 de outubro de 2022
Decorreu a 11 de outubro nas instalações do Centro de Cultura Católica a primeira sessão de Formação Permanente do presente ano pastoral. Constou da primeira sessão do ciclo Abraça o presente: Juntos por um caminho novo, organizado pelo CCC e pelo diaconado permanente. Nesta sessão, realizada no próprio dia em que se cumprem 60 anos da abertura do II Concílio do Vaticano, foi projetado o documentário Vaticano II: Imagens, testemunhos. Com o recurso a imagens da época, nele se revivem os grandes momentos do Concílio e se acena aos seus principais documentos, enquanto se ouvem alguns testemunhos de bispos e teólogos que participaram naquela assembleia ou a viveram de muito perto. Depois da alusão a alguns aspetos da programação das atividades do diaconado permanente portucalense, a sessão concluiu-se com a oração de Completas.

25 de setembro de 2022
O Boston College promove um curso online gratuito sobre O ministério diaconal: desafios para uma Igreja ministerial, coordenado pelos teólogos italianos Serena Noceti e Luca Garbinetto. O curso, lecionado de modo assíncrono, inicia-se a 3 de outubro e prolonga-se até dezembro. Integram-no quatro módulos: “Introdução: Numa Igreja toda ministerial: os diáconos”; “Diáconos: quem são?”; “Diácono, ícone de Cristo servo”; “O diácono, ministro ordenado em e para uma Igreja diaconal”. Não é necessária inscrição no curso e acede-se ao mesmo pelo seguinte apontador: El ministerio diaconal: desafíos para una Iglesia ministerial.

8 de setembro de 2022
Foi divulgado o calendário para 2022/2023 dos dois turnos de Retiros para diáconos permanentes e esposas. Já tinham sido divulgados em julho os calendários da Formação Permanente, da Formação para Candidatos ao Diaconado Permanente e da Formação para Aspirantes em Tempo Propedêutico. Tinha sido também divulgada a escala de Serviço dos diáconos às missas estacionais do bispo do Porto.

22 de agosto de 2022
Realizou-se em Assis, Itália, de 3 a 6 de agosto, o XXVIII Congresso da Comunidade do Diaconado em Itália, subordinado ao tema A sinodalidade como estilo diaconal: Diáconos a caminho ao serviço da missão da Igreja.

31 de julho de 2022
O Boston College teve em lecionação ao longo do mês de julho um curso de formação contínua online subordinado ao tema Discernimento comum e tomada de decisões em uma Igreja sinodal.

31 de julho de 2022
A revista diocesana Igreja Portucalense n. 58 (2022) acaba de assinalar os 30 anos do diaconado permanente da diocese do Porto, com a publicação de um texto do Diác. António Poças, um dos ordenados por D. Júlio Tavares Rebimbas a 26 de abril de 1992, na sé do Porto. O texto, que aqui se disponibiliza, intitula-se Diaconado Permanente: natureza e missão. Algumas achegas à guisa de testemunho pessoal. A revista também dá nota da última Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes, realizada a 29 de março, publicando o texto do Diác. Francisco Bártolo, intitulado Assembleia Diocesana de Diáconos permanentes sobre o Sínodo dos bispos e a sinodalidade na Igreja, ao tempo disponibilizado nesta página.

29 de julho de 2022
Foi divulgado o calendário da Formação permanente do diaconado do Porto para 2022/2023.

19 de julho de 2022
Foram divulgados os calendários para 2022/2023 da Formação para Candidatos ao Diaconado Permanente e da Formação para Aspirantes em Tempo Propedêutico. Foi também divulgada a escala de Serviço dos Diáconos às Celebrações Estacionais do Bispo do Porto para 2022/2023.