Em grau inferior da hierarquia estão os diáconos, aos quais foram impostas as mãos "não em ordem ao sacerdócio mas ao ministério". Pois que, fortalecidos com a graça sacramental, servem o Povo de Deus em união com o Bispo e o seu presbitério, no ministério da liturgia, da palavra e da caridade. É próprio do diácono, segundo for cometido pela competente autoridade, administrar solenemente o Batismo, guardar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o Matrimónio em nome da Igreja, levar o viático aos moribundos, ler aos fiéis a Sagrada Escritura, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar os sacramentais, dirigir os ritos do funeral e da sepultura. Consagrados aos ofícios da caridade e da administração, lembrem-se os diáconos da recomendação de S. Policarpo: "misericordiosos, diligentes, caminhando na verdade do Senhor, que se fez servo de todos".

[…] O diaconado poderá ser […] restaurado como grau próprio e permanente da hierarquia.

II Concílio do Vaticano, Lumen Gentium, n. 29

2 de julho de 2022
Realizou-se a 2 de julho, na paróquia de Aldoar, Porto, o Convívio geral do diaconado permanente, para que foram convocados os diáconos permanentes e respetivas famílias, assim como os aspirantes e candidatos em formação e as suas famílias. O convívio visa o encontro entre diáconos, famílias e o bispo diocesano no termo de mais um ano pastoral. No que se refere aos que se encontram em formação quer ainda proporcionar a aproximação destes aos diáconos empenhados na prática do ministério. Depois do acolhimento inicial e da preparação da celebração, foi celebrada a Eucaristia, presidida por D. Manuel Linda, que, na sua homilia, comentando o episódio evangélico do envio dos 72 discípulos, salientou a missão evangelizadora do diácono permanente. O convívio prosseguiu à volta da mesa com o lanche partilhado. Fica uma palavra de gratidão à Paróquia de Aldoar pelo acolhimento da iniciativa.

7 de junho de 2022
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 7 de junho. À última sessão do ciclo Levanta-te: Juntos por um caminho novo, que constou da conferência proferida pelo P. Manuel Fernando Silva, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Social e Caritativa, com o título A «nova fantasia da caridade» na comunidade cristã, juntou-se a informação sobre a Assembleia Diocesana Pré-sinodal pelo Diác. António Avelino Luís, a preparação do convívio geral do diaconado permanente, agendado para 2 de julho na paróquia de Aldoar, e a oração de Completas. 

19 de maio de 2022

10 de maio de 2022
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 10 de maio. À sessão do ciclo Levanta-te: Juntos por um caminho novo, subordinada ao tema Transmitir e receber a fé em família, orientada numa perspetiva sobretudo testemunhal pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, juntou-se uma síntese da Jornada Nacional do Diaconado Permanente, realizada a 25 de abril, e a oração de Completas. Sobre a Jornada Nacional falaram os diáconos António Avelino Luís, Francisco Bártolo, António Abreu e Arnaldo AzevedoApós o termo da sessão de Formação Permanente, reuniu brevemente a equipa responsável pela redação da auscultação sinodal dos diáconos permanentes, para acertar alguns aspetos da participação dos seus membros na Assembleia diocesana pré-sinodal de 14 de maio.

4 de maio de 2022
18 de abril de 2022
Na Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes de 29 de março de 2022, dedicada à apresentação do resultados da consulta sinodal, foi escolhida uma equipa para redigir as respostas finais a submeter na plataforma disponibilizada pela Comissão Sinodal do Porto. Integraram esta equipa, por vontade dos diáconos presentes na Assembleia, os diáconos que nela apresentaram os resultados dos trabalhos de grupos - Arnaldo Azevedo (grupo 1), António Avelino Luís (grupo 2), Fernando Oliveira (grupo 3), António Abreu (grupo 4) - e o diácono Francisco Bártolo. Esta equipa reuniu-se a 7 de abril, no Centro de Cultura Católica do Porto, para realizar o trabalho que lhe foi atribuído. O texto final das respostas foi enviado pelo diácono Arnaldo Azevedo a 18 de abril ao delegado episcopal para o diaconado permanente, que no mesmo dia o submeteu na plataforma disponibilizada pela Comissão Sinodal do Porto. A plataforma emitiu recibo de receção com o texto submetido, que se disponibiliza, em área reservada, para conhecimento de todos os diáconos permanentes.

18 de abril de 2022
Faleceu a 17 de abril de 2022 o Diác. Jofre António da Costa Pedro. A celebração das exéquias ocorre a 19 de abril, às 14.30 horas, na Igreja paroquial de Coimbrões, Vila Nova de Gaia, presidida por D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto. Nascido a 26 de abril de 1938, foi ordenado diácono a  8 de dezembro de 2011, na Catedral do Porto. Exerceu o ministério de diácono na Paróquia de Coimbrões, Vila Nova de Gaia.

15 de abril de 2022
Santa Páscoa...

29 de março de 2022
Realizou-se na noite de 29 de março de 2022, na Casa Diocesana de Vilar, a Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes, sob a presidência de D. Manuel Linda, Bispo do Porto. A Assembleia versou sobre os resultados da consulta sinodal desenvolvida pelo diaconado portucalense. Pode conhecer-se mais sobre o desenvolvimento da Assembleia lendo a notícia da mesma, elaborada por um dos diáconos participantes, e os relatórios dos trabalhos de grupo (estes disponíveis em área reservada aos diáconos portucalenses) desenvolvidos ao longo das três sessões de consulta sinodal. A notícia foi entretanto também publicada no semanário diocesano Voz Portucalense.

21 de março de 2022
A 20 de março, III Domingo da Quaresma, das 9 às 18.30 horas, realizou-se o retiro de aspirantes e candidatos ao diaconado permanente. Participaram também as suas esposas. Decorreu na Casa Diocesana de Vilar e foi orientado pelo Diác. Daniel Basto.


12 de março de 2022
Faleceu a 12 de março de 2022 o Diác. Manuel Augusto da Silva Maia. A celebração das exéquias ocorre a 14 de março, às 14 horas, na Igreja paroquial de Avintes, Vila Nova de Gaia, presidida por D. Vitorino Soares, bispo auxiliar do Porto. Nascido a 9 de maio de 1954, foi ordenado diácono a  8 de dezembro de 2011, na Catedral do Porto. Exerceu o ministério de diácono na Paróquia de Avintes, Vila Nova de Gaia.

8 de março de 2022
Os diáconos permanentes da diocese do Porto reuniram-se na noite de 8 de março por meios telemáticos para a 3ª e última sessão de consulta sinodal, de acordo com a calendarização e metodologia estabelecidas na sessão de formação permanente de dezembro. Depois de um momento inicial de oração, distribuíram-se pelos grupos constituídos na sessão de janeiro, para dialogarem e responderem à questão fundamental, tendo por base os dez núcleos temáticos presentes no Vademecum. O plenário será realizado na Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes de 29 de março, seguindo-se a redação do relatório do diaconado permanente a submeter à Comissão Sinodal do Porto.

6 de março de 2022
A 5 e 6 de março realizou-se o 2º turno de retiro para diáconos permanentes e esposas do presente ano pastoral. Decorreu no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses, com início às 9 horas de sábado e conclusão com o almoço de domingo. Orientou o retiro o P. Manuel Reis, carmelita descalço.

22 de fevereiro de 2022
Os diáconos permanentes da diocese do Porto reuniram-se na noite de 22 de fevereiro por meios telemáticos para a 2ª sessão de consulta sinodal, de acordo com a calendarização e metodologia estabelecidas na sessão de formação permanente de dezembro. Depois de um momento inicial de oração, distribuíram-se pelos grupos constituídos na sessão anterior, para dialogarem e responderem à questão fundamental, tendo por base os dez núcleos temáticos presentes no Vademecum. O trabalho será continuado nas sessões de 8 de março. O plenário será realizado na Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes inicialmente agendada para 5 de abril, mas entretanto antecipada para 29 de março, seguindo-se a redação do relatório do diaconado permanente a submeter à Comissão Sinodal do Porto.

1 de fevereiro de 2022
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 1 de fevereiro. À sessão do ciclo Levanta-te: Juntos por um caminho novo, que constou da conferência proferida por Maria Isabel Oliveira, diretora do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, com o título A catequese em chave evangelizadora e catecumenal, juntou-se uma informação sobre a alteração da data da Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes, reagendada para 29 de março, e a oração de Completas. Os diáconos permanentes da diocese do Porto voltam-se a reunir a 22 de fevereiro para a segunda sessão de consulta sinodal.
18 de janeiro de 2022
Os diáconos permanentes da diocese do Porto reuniram-se na noite de 18 de janeiro por meios telemáticos para a 1ª sessão de consulta sinodal, de acordo com a calendarização e metodologia estabelecidas na sessão de formação permanente de dezembro. Depois de um momento inicial conjunto, reuniram por grupos aleatoriamente constituídos para rezarem, dialogarem e responderem à questão fundamental, tendo por base os dez núcleos temáticos presentes no Vademecum. O trabalho iniciado nesta sessão será continuado nas sessões de 22 de fevereiro e de 8 de março. O plenário será realizado na Assembleia Diocesana de Diáconos Permanentes de 5 de abril, seguindo-se a redação do relatório do diaconado permanente a enviar à Comissão Sinodal do Porto.

17 de janeiro de 2022
As Jornadas de Teologia 2022, que decorrem de 7 a 10 de fevereiro via Zoom, organizadas da Faculdade de Teologia a partir do Porto, são uma oportunidade de formação permanente para os diáconos permanentes. Este ano versam sobre o tema bem pertinente: O reconhecimento da fraternidade: Fundamentos, hermenêuticas e desafios da "Fratelli Tutti". Contam com o apoio a Irmandade dos Clérigos. Veja-se o programa, assim como mais informações e o formulário de inscrição.

4 de janeiro de 2022
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 4 de janeiro. À sessão do ciclo Levanta-te: Juntos por um caminho novo, que constou da conferência proferida pelo Cón. João da Silva Peixoto, com o título A Eucaristia faz a Igreja, juntou-se a oração de Completas. Os diáconos permanentes da diocese do Porto voltam-se a reunir a 18 de janeiro para a primeira sessão de consulta sinodal.

21 de dezembro de 2021
Santo Natal...

14 de dezembro de 2021
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 14 de dezembro. À sessão do ciclo Levanta-te: Juntos por um caminho novo, que constou da conferência proferida pelo P. José M. Pacheco Gonçalves e por Manuel António Ribeiro, com o título Catecumenado: Uma experiência concreta, juntaram-se algumas informações sobre as atividades do diaconado permanente, a decisão conjunta do modo de proceder para a auscultação dos diáconos no âmbito do processo sinodal em curso e a oração de Completas.

4 de dezembro de 2021
A 3 e 4 de dezembro realizou-se o 1º turno de retiro para diáconos permanentes e esposas do presente ano pastoral. Decorreu no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses, com início às 9 horas de sábado e conclusão com o almoço de domingo. Orientou o retiro o P. Agostinho Leal, carmelita descalço. Participaram neste turno de retiro 19 pessoas, contando com diáconos e esposas.

28 de novembro de 2021
A 28 de novembro, I domingo do Advento, na Sé do Porto, D. Manuel Linda, bispo do Porto, instituiu no ministério de leitor cinco candidatos ao diaconado permanente da Diocese do Porto: António Agostinho da Costa Teixeira (Paróquia de Folgosa, Maia), Carlos Avelino da Silva Lima (Paróquia de Rio Tinto, Gondomar), Domingos Manuel Neves Moutinho (Paróquia de Folgosa, Maia), Miguel António Fontes da Silva (Paróquia de Sanguedo, Santa Maria da Feira) e Sérgio Fernando da Silva Pinto (Paróquia de Folgosa, Maia). Na mesma celebração, instituiu também nos ministérios de leitor e acólito seminaristas dos Seminários diocesanos e da Sociedade Missionária da Boa Nova. Na totalidade, foram 18 os instituídos. A Sé do Porto encheu-se sobretudo com as suas famílias e elementos das comunidades cristãs de onde provêm.
Na homilia da celebração, o bispo do Porto exprimiu a sua felicidade por instituir «um número significativo de jovens e adultos para o único serviço ministerial, embora com a vertente da proclamação e difusão da Palavra de Deus e também a da ajuda na celebração da glória e do louvor que só a Deus pertence». Depois de se referir à ministerialidade de toda a Igreja, aduziu que «esta universalidade ministerial não impede que se confiem específicas tarefas a pessoas determinadas. É o caso destes Ministérios dos Leitores e dos Acólitos, concretização específica do dever geral do serviço e participação mais vinculante na comunhão e missão da Igreja. Se, a partir da incorporação a Cristo, pelo Batismo, todos os fiéis são corresponsáveis na vida da Igreja, vós, caros instituendos, sois mandatados expressamente para uma colaboração específica. Não a negueis e exercei-a a partir do fundamento da vossa inserção em Cristo».

14 de novembro de 2021
Decorreu a 14 de novembro, na Casa Diocesana de Vilar, o retiro dos candidatos em formação para o diaconado permanente, orientado pelo Diác. António Avelino Luís. Participaram também algumas esposas. Na Eucaristia a que presidiu na conclusão do retiro, D. Manuel Linda, bispo do Porto, admitiu entre os candidatos à ordem do diaconado António Agostinho da Costa Teixeira (Paróquia de Folgosa, Maia), Carlos Avelino da Silva Lima (Paróquia de Rio Tinto, Gondomar), Domingos Manuel Neves Moutinho 
(Paróquia de Folgosa, Maia), Miguel António Fontes da Silva (Paróquia de Sanguedo, Santa Maria da Feira) e Sérgio Fernando da Silva Pinto (Paróquia de Folgosa, Maia). 
9 de novembro de 2021
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 9 de novembro. À sessão do ciclo Levanta-te: Juntos por um caminho novo, que constou da conferência proferida pelo P. Sérgio Leal, com o título A sinodalidade como estilo para uma permanente conversão pastoral, juntaram-se apenas algumas informações e a oração de Completas. O diálogo mais prolongamento que se sucedeu à conferência aconselhou a não incluir o habitual momento de formação específica exclusivamente dedicado aos diáconos.

12 de outubro de 2021
Decorreu por meios telemáticos a sessão de Formação Permanente agendada para 14 de outubro. À sessão do ciclo Levanta-te: Juntos por um caminho novo, que constou da conferência proferida por D. António Taipa com o título «Levantou-se apressadamente»: Uma leitura de Lc 1, 39-34, juntaram-se a reflexão sobre a última parte de um texto de Alphonse Borras, intitulado O diaconado entre teoria e práxis, e a oração de Completas.

26 de julho de 2021
Foram divulgados os calendários para 2021/2022 da Formação Permanente, da Formação para Candidatos ao Diaconado Permanente e da Formação para Aspirantes em Tempo Propedêutico. Foram também divulgados os dois turnos de Retiros para diáconos permanentes e esposas, assim como a escala de Serviço dos diáconos às missas estacionais do bispo do Porto.